Fico surpreso com revistas Isto é $, Você S/A, etc., onde milionários dão dicas para pessoas comuns. Tais notícias deveriam conter um rótulo de alerta: "entretenimento".
Abaixo segue uma sátira:
--------------------------------------------
Milionários da Sena, o que eles têm a mais?
Dado o sucesso do blog entre o pessoal do trabalho, decidi tocar no assunto de interesse de todos: como ganhar dinheiro. Para tanto, foi estudada a vida dos últimos 20 ganhadores da Sena. O texto abaixo traz o resultado.
Ao se perguntar para uma pessoa na rua: o que é necessário para ganhar na Mega Sena? Ela dirá: sorte. Mas será que senso comum responde a todas as questões? A idéia ingênua de que a sorte é o fator determinante cai por terra ao se aprofundar no assunto.
Oito em cada dez ganhadores afirmam: sim é preciso de sorte, porém disciplina e fé fazem muita diferença. Suas chances podem ser realmente potencializadas.
O significado dos números, ou numerologia, é usado por charlatões para prever o futuro. Porém a estatística séria é uma ferramenta poderosa em Jogos de Azar.
Matemáticos do MIT usaram o cálculo e a estatística para faturar centenas de milhares de dólares nos cassinos de Las Vegas
(clique aqui). Este fato verídico foi tema de filme (
clique aqui). A história recente de ganhos em Jogos de Azar por meio da matemática é uma prova de que a sorte não é o único determinante do resultado final.
Entre os céticos há aqueles que dizem: jogar na sequência 1-2-3-4-5 é o mesmo que em qualquer outra. Esta estravagância apareceu no filme "O Homem que Copiava" onde o personagem representado por Lázaro Ramos ganhou uma bolada na Sena. Fora telas, entretanto, as coisas são diferentes. O bom senso diz que sequências como 1-2-3-4-5 ocorreriam em um sistema viciado. Tal resultado seria facilmente contestado e anulado judicialmente, para que o jogo não entre em descrédito.
Entre os ganhadores da Sena é unanime: deve-se evitar sequências com mais de três números consecutivos.
Este espaço é insuficiente abordar temas matemáticos avançados, mas há uma questão que vale a pena ser frisada. Ao ser questionado, o cético diz: "a probabilidade de cada número é a mesma". Todos sabemos que existem diferenças entre as bolas: a tinta, o peso, o grau de polimento, etc. Ao se apertar um pouco mais, o cético responde: "a probabilidade de cada número é
quase a mesma, podendo ser descartada a diferença".
A probabilidade de sair o número 13 pode ser calculada da seguinte maneira: número de vezes que saiu o 13 dividido pelo total de números sorteados. Se, de fato, a diferença pudesse ser descartada, não haveria diferença significativa entre o número que mais saiu e o que menos saiu. Ao percorrer os números sorteados, o mais frequente acontece até 100% mais vezes que o menos sorteado.
O cético teria dificuldade de explicar a uma pessoa comum este disparate. Bem como convencer uma pessoa a jogar em números sequenciais. Os ultimos 20 ganhadores da Sena são enfáticos: Se seguissemos o conselho dos céticos, não teríamos ganho.
Certamente, é necessário esforço, como dos matemáticos do MIT, até que se possa tirar melhor proveito dos Jogos de Azar. Por outro lado, é preciso ter clara consciência que o dinheiro não é garantia de felicidade.
------
Abraços
Sátira por:Augustomeira